Em Busca da Arca Perdida

A arca da aliança foi feita de madeira de acácia e revestida de ouro, e Besaleu foi o primeiro artista da arca.

Mas o que realmente aconteceu com a arca da aliança? Para onde ela foi?

Em ocasião da destruição do Templo de Jerusalém pelos babilônicos no anos 586 a.e.c , não se faz referencia da arca. Desde então, a presença da arca desapareceu dos registros históricos. Por exemplo a literatura apócrifa se conta que a arca havia sido escondida pelo profeta Jeremias, junto a tenda do testemunho e ao Altar de incenso, em mesmo a montanha em que Moisés havia sido enterrado. 2Macabeus 2

Por último milhares de cristãos ortodoxos e antiopes estão convencidos que a arca foi levada há 3.000 anos á cidade de Aksum ao norte do país. Segundo a tradição o rei Salomão foi encarregado de transladar o cofre realizado em ouro e madeira de acásia.

Mas o que a Bíblia apresenta sobre a arca da aliança?

Abaixo vou citar alguns dos lugares por onde a arca passou.

Betel a bíblia diz que a arca foi colocada lá nessa época e Betel significa a casa do Senhor, a arca é colocada no monte Ebal para reafirmar a aliança.

Siló depois a arca é levada para Shiló um lugar muito importante onde ela permanece por vários séculos, Shiló é mencionada como a Casa do Senhor, Shiló fica ao norte de Betel.

Gate enviaram a arca para a cidade de Gate, foi na década de 1990 o arqueologo Aoron Muir encontrou um sítio cujo o nome árabe é Tell es Safi ou monte luminoso”. Gate foi atacada pelos arameus e totalmente destruída. Foram descobertas várias evidencias arqueológicas inclusive cerâmicas e imagens de culto típico dos filisteus.

Ekron os filisteus mandam a arca embora para fora da cidade de Ekron, as pessoas já haviam o que eram e não deixaram entrar a arca e a deixaram no campo foram por 7 meses, enquanto isso os filisteus prepararam uma carruagem, e a levaram a arca direto para os israelitas. E foram também encontrados várias cerâmicas e estatuetas.

Bet Shemesh não é muito mencionada na bíblia, pois o foco principal é Jerusalém, maas em uma história Bet Shemesh tera seus 15 minutos de glória por ser o lugar que receberá a arca da aliança, isso quando os filisteus decidem devolve-la. Em 1Samuel 6:12 uma carruagem leva de volta para as mãos dos israelitas a arca para Bet Shemesh.

O sitio de Bet Shemesh foi escado por Mackensie, as escavações no comando por exemplo revelam uma cidade cananeia mas que utilizavam a cerâmica decorada em duas cores. E foi encontrada uma rocha que provávelmente onde teria sido colocada a arca da aliança.

Kiryat Yearim depois da captura da arca pelos os filisteus e de retomar dela para Bet Shemesh, os homens de Quiriate recuperaram a arca e a trouxeram para casa de Abinadabe, onde ela permanece por vinte anos até Davi criar Jerusalém. Onde é levada para seu repouso final Jerusalém.

Mas o que os arqueologia pode nos revelar?

Jerusalém  a arca é levada para Jerusalém, a cidade de Davi há várias versões onde ela foi colocada, seja numa tenda ou palácio de Davi mas agora apenas aguardando que o filho de Davi, Salomão construísse um templo adequado para abriga-la.

Mas diante de todos esses relatos e lugares por onde a arca passou , o que podemos afirmar realmente? De fato não se sabe realmente o que aconteceu com a arca, e onde realmente ela está, mas no livro de Macabeus fala que Jeremias levou a arca da aliança de Jerusalém em segredo e a esconde no monte Nebo, até os israelitas voltarem e reconstruírem o Templo. Na época de Jesus a arca já estava mais lá. Esta é a apótese mais provável para mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *