A arca da aliança foi feita de madeira de acácia e revestida de ouro, e Besaleu foi o primeiro artista da arca.
Mas o que realmente aconteceu com a arca da aliança? Para onde ela foi?
De fato não se sabe dizer ao certo para onde ela foi, mas á muitos relatos e teorias para onde ela possa estar. Foi sugerido uma apostasia de que arca da aliança haveria desaparecido na época do rei Mannassés quando havia colocado uma deusa Asherá no Templo de Jerusalém. 2Reis 21:3,7
Em ocasião da destruição do Templo de Jerusalém pelos babilônicos no anos 586 a.e.c , não se faz referencia da arca. Desde então, a presença da arca desapareceu dos registros históricos. Por exemplo a literatura apócrifa se conta que a arca havia sido escondida pelo profeta Jeremias, junto a tenda do testemunho e ao Altar de incenso, em mesmo a montanha em que Moisés havia sido enterrado. 2Macabeus 2
Por último milhares de cristãos ortodoxos e antiopes estão convencidos que a arca foi levada há 3.000 anos á cidade de Aksum ao norte do país. Segundo a tradição o rei Salomão foi encarregado de transladar o cofre realizado em ouro e madeira de acásia.
Mas o que a Bíblia apresenta sobre a arca da aliança?
A bíblia não fala do destino da arca, sua localização é outro grande mistério, mas vamos apresentar alguns incríveis locais mencionados nessa história, como a travessia do Rio Jordão e Gilgal, á Jericó e outros. Há muitos relatos históricos incluindo os da arca, onde ela foi recebida, onde ela foi carregada.
Abaixo vou citar alguns dos lugares por onde a arca passou.
Betel a bíblia diz que a arca foi colocada lá nessa época e Betel significa a casa do Senhor, a arca é colocada no monte Ebal para reafirmar a aliança.
Siló depois a arca é levada para Shiló um lugar muito importante onde ela permanece por vários séculos, Shiló é mencionada como a Casa do Senhor, Shiló fica ao norte de Betel.
Gate enviaram a arca para a cidade de Gate, foi na década de 1990 o arqueologo Aoron Muir encontrou um sítio cujo o nome árabe é Tell es Safi ou monte luminoso”. Gate foi atacada pelos arameus e totalmente destruída. Foram descobertas várias evidencias arqueológicas inclusive cerâmicas e imagens de culto típico dos filisteus.
Ekron os filisteus mandam a arca embora para fora da cidade de Ekron, as pessoas já haviam o que eram e não deixaram entrar a arca e a deixaram no campo foram por 7 meses, enquanto isso os filisteus prepararam uma carruagem, e a levaram a arca direto para os israelitas. E foram também encontrados várias cerâmicas e estatuetas.
A recuperação da arca pelos os israelitas
Bet Shemesh não é muito mencionada na bíblia, pois o foco principal é Jerusalém, maas em uma história Bet Shemesh tera seus 15 minutos de glória por ser o lugar que receberá a arca da aliança, isso quando os filisteus decidem devolve-la. Em 1Samuel 6:12 uma carruagem leva de volta para as mãos dos israelitas a arca para Bet Shemesh.
O sitio de Bet Shemesh foi escado por Mackensie, as escavações no comando por exemplo revelam uma cidade cananeia mas que utilizavam a cerâmica decorada em duas cores. E foi encontrada uma rocha que provávelmente onde teria sido colocada a arca da aliança.
Kiryat Yearim depois da captura da arca pelos os filisteus e de retomar dela para Bet Shemesh, os homens de Quiriate recuperaram a arca e a trouxeram para casa de Abinadabe, onde ela permanece por vinte anos até Davi criar Jerusalém. Onde é levada para seu repouso final Jerusalém.
Mas o que os arqueologia pode nos revelar?
Muitos arqueólogos acreditam que a arca da aliança, a Tenda da congregação ficava em Shiló. Segundo a Bíblia a tenda da congregação ficava sempre em uma área retangular. Mas houve uma destruição muito grande em Shiló pelos os filisteus que acabaram levando a arca e foi levada para nunca mais voltar, os filisteus invadiram o lugar Santo, e destruíram. O livro de Samuel não nos conta isso. mas séculos depois o profeta Jeremias no século 70 a.c cerca de 500 anos depois Ele diz” Voces se lembram o que houve em Shiló? uma destruição catastrófica do local que levou a perda da arca da aliança por causa do conflito entre israelitas e filisteus.
De fato foi um dos momentos mais vergonhosos para os israelitas não só por ter perdido a guerra pelos filisteus, mas também por ter perdido a arca da aliança e foi levada para Ashdode, onde as pessoas começam a sofrer a morrer, foram achados muitos artefatos arqueológicos, até ossos de porco e Ashdode era uma cidade muito grande.
Jerusalém a arca é levada para Jerusalém, a cidade de Davi há várias versões onde ela foi colocada, seja numa tenda ou palácio de Davi mas agora apenas aguardando que o filho de Davi, Salomão construísse um templo adequado para abriga-la.
Mas diante de todos esses relatos e lugares por onde a arca passou , o que podemos afirmar realmente? De fato não se sabe realmente o que aconteceu com a arca, e onde realmente ela está, mas no livro de Macabeus fala que Jeremias levou a arca da aliança de Jerusalém em segredo e a esconde no monte Nebo, até os israelitas voltarem e reconstruírem o Templo. Na época de Jesus a arca já estava mais lá. Esta é a apótese mais provável para mim.