De acordo com Genesis 37 José encontrou seus irmãos próximo á Dotã. Tomados de ciúme por causa do favoretismo de seu pai para com o irmão mais jovem, eles agarraram e o venderam a uma caravana de ismaelitas que passava á caminho do Egito. Essa caravana provavelmente estava viajando pelo caminho do Mar ( Via Mares), antiga estrada que começava no Egito, margeava a costa do mediaterraneo de Canaã e continuava seu caminho situoso em direção ao norte, passando a oeste de Dotã e indo para Megido.

Nos tempos antigos, os mercadores costumavam viajar em caravanas, procurando a proteção dos grupos maiores por causa de muitos perigos e também pela as acomodações ao logo do caminho. Essas caravanas tendiam a ser bem grandes e muitas vezes incluiam guardas armados. Textos antigos dos assírios, egipicios e hititas fazem constantes referencias ás dificuldades das viagens. Os animais selvagens, até mesmo leões, sempre representavam perigo. Condições extremas de temperatura, da seca á neve, também faziam que as viagens fossem muito perigosas.

Por muitos anos, os estudiosos puderam apenas deduzir a localização desses caminhos, fazendo suposições com base no contorno do terreno e tirando conclusões das referencias ás rotas encontradas em antigos documentos. Sempre que possível, os mercadores transportavam seus bens pelo mar ou por rios navegáveis.

A  despeito de todas essas dificuldades os mercadores percorriam grandes distancias no antigo Oriente Médio. As mercadorias chegavam á terra de Israel de lugares muitos distantes, como aÍndia e o sul da Arábia.

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *